sábado, 17 de maio de 2014

Como escolher um tablet? 4 dicas importantes!


Você decidiu que vai comprar um tablet mas não sabe como começar a escolher qual modelo é o ideal para você? Na maioria dos casos um dos principais critérios de escolha é o preço, mas também é muito importante começar pensando que tarefas você pretende executar com o seu tablet. Você pode, por exemplo, navegar na internet, armazenar e mostrar fotos, ler livros, revistas e jornais, consultar planilhas, textos, apresentações e projetos, assistir filmes ou jogar.
O texto a seguir apresenta as quatro principais características de um tablet e orienta a escolha dessas características baseado na seguinte questão fundamental "você pretende usar o tablet para quê?"

1- Quanto de memória interna você precisa?

A quantidade de memória é expressa em Gibabytes (sigla Gb) e é o espaço de armazenamento utilizado para guardar fotos, vídeos, jogos, livros digitais e músicas. A memória interna dos tablets disponíveis no mercado varia de 4Gb a 64Gb. Se você pretende somente navegar na internet e ter alguns livros de digitais para ler, umas fotos para mostrar e algumas músicas para ouvir enquanto lê seus livros e navega na internet, um tablet de 4Gb ou 8Gb é suficiente. Se pretende guardar muitas fotos em alta resolução, a discografia de seus cantores ou bandas preferidas, muitos jogos e aplicativos  ou uma coleção de filmes é bom pensar em valores maiores de memória, mas saiba que quanto mais espaço, mais caro o tablet. Por exemplo, um filme de duas horas em baixa resolução ocupa mais ou menos 1Gb. Alguns tablets permitem o uso de cartões de memória para expandir a memória interna e isso aumenta um pouco a flexibilidade.

2- Como você vai se conectar à internet?

A maneira mais simples e barata de você conectar o seu tablet à internet é através de Wi-Fi. Hoje em dia é comum encontrar Wi-Fi em restaurantes, lanchonetes, cafeterias, aeroportos, hotéis, shoppings, locais de trabalho e até nas residências. A outra forma é através de um plano de dados de uma operadora de telefone celular. Nesse caso, você compra um chip igual ao que se usa em um celular, assina um plano de dados com a operadora e instala o chip no tablet. O acesso depende da dispopnibilidade de sinal no lugar onde está e a velocidade da internet depende do plano contratado. Nesse caso se diz que o tablet tem 3G (ou 4G) .Se você pretende acessar a internet de qualquer lugar, sem depender de ter Wi-Fi por perto, escolha um tablet com 3G. Se vai utilizar o tablet a maior parte do tempo em local com Wi-Fi e não faz questão de sempre estar conectado, escolha um tablet apenas com Wi-Fi e com isso vai poder economizar um pouco. Alsuns smartphones tem a facilidade de disponibilizar uma rede wi-fi para outros dispositivos utilizando o seu plano de dados, então, se o seu uso da rede de dados pelo tablet não for frequente você pode comprar um tablet só com Wi-Fi e usar o plano de dados do celular quando precisar acessar a internet em um lugar que não tem Wi-Fi.

3- Qual o tamanho da tela ideal para você?

Os tamanhos de tela mais comuns são 7" e 10". Se você vai utilizar o tablet para tarefas de pouca duração e dá valor à portabilidade, ou seja, pretende se deslocar frequentemente com o tablet e portanto quer um aparelho mais leve, menor e portanto mais fácil de levar e de quardar, opte pela tela de 7" e ainda estará economizando um pouco com isso. Se pretende usar o tablet por intervalos de tempo maiores como, por exemplo, para assistir filmes e ler livros ou se pretendo utilizar jogos com telas mais elaboradas e não se incomoda em carregá-lo em uma mochila então vale a pena gastar um pouco mais e comprar um tablet com tela de 10".

4- Qual sistema operacional é o ideal? Android ou iOS?

Além dos três itens mais importantes acima há também a escolha da marca e do sistema operacional. Para simplificar vamos nos restringir às marcas líderes de mercado de tablet no Brasil que são a Apple e a Samsung. No primeiro trimestre de 2014 a Apple vendeu cerca de 16 milhões de tablets e a Samsung cerca de 13 milhões. Os tablets da marca Apple, conhecidos como iPad, usam o sistema operacional iOS que é o que conta com maior número de aplicativos disponíveis mas, normalmente, os iPads são um pouco mais caros que tablets similares de outras marcas. Os tablets da Samsung vem com sistema operacional Android, tem preço próximo aos de configuração similar da Apple e apesar de terem menos aplicativos disponíveis, tem a possibilidade de expansão de memória via cartão e a facilidade de conexão nativa USB (para conexão direta de um pen drive por exemplo). Nesse contexto, o  fato de seu smartPhone utilizar Android ou iOs pode ser um fator decisivo, já que se o tablet utilizar o mesmo sistema operacional do telefone você terá mais integração entre as informações e aplicativos que estão nos dois aparelhos e também será mais fácil aprender a usar o tablet se o mesmo utilizar o mesmo sistema operacional do seu smartphone.

Se você gostou desse artigo talvez lhe interesse ler esse outro explicando por que NÃO vale a pena comprar um iPad nos Estados Unidos e trazê-lo para o Brasil.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais das quais participa, clicando nos botões correspondentes abaixo.


Um comentário: